quarta-feira, 18 de abril de 2007

Parabéns Benjamim

Caros Irmãos

Há 23 anos e 9 meses principia-se a vida do mais jovem membro da linhagem ATMeense, o nosso irmão Cardiopneumologista Empreiteiro.
Inspirado pelas lendas vivas que formaram a nossa Irmandade, o nosso estimado Daf sempre denotou queda para a ebriedade que tão exemplarmente consome o espírito de alguns jovens falcões. De admirador passou a aspirante e eis que há precisamente quatro meses e nove dias, com a benção presidencial, se tornou no nosso Benjamim. Não foi fácil a decisão, para isso foi necessária a sua submissão a provas e demontrações de vontade e devoção por um ideal comum a todos nós: o culto a Dioniso e ao seu representante na terra. E é essa a data que hoje todos congratulamos e festejamos: 9 de Dezembro de 2006, dia do baptismo do nosso mais recente confrade.
Em nome de todos os irmãos, te desejo uma EMBRIAGADO ANIVERSÁRIO pelos quatro meses e e nove dias completados como ATMeense.
Deixo-vos com relatos fotográficos dessa noite...

Saudações ATMeenses



quinta-feira, 12 de abril de 2007

O Vinho...




"O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente... ele reaviva as nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se beber moderadamente, em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará nos seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã... Assim, então, o vinho não viola a razão, mas convida-nos gentilmente a uma agradável alegria."
Sócrates

Certamente que Sócrates, filósofo grego, não quis dizer "se beber moderadamente...", mas sim "ao beber como se não houvesse amanhã, em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará nos seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã..."
Assim sim, a citação fica perfeita...

Saudações dionisíacas e ATMeenses*

domingo, 1 de abril de 2007

Avé Dioniso!


Dioniso, também conhecido por Baco, era filho de Zeus e de Sémele, uma mortal que Zeus teve como amante. O nascimento de Dioniso deu-se de forma bizarra e milagrosa. Sémele, impelida pel
a ciumenta Hera, esposa de Zeus, que se disfarçou de sua ama, pede a Zeus que lhe mostre toda a sua força e o seu poder, mas ao ver Zeus com os seus relâmpagos e trovões, morre incinerada por um dos seus raios, quando estava grávida de seis meses. Zeus retirou, então, a criança em formação do ventre de Sémele e pô-la dentro da sua coxa. Quando chegou ao fim do tempo, tirou-a perfeitamente formada e viva. Dioniso ficou assim conhecido como o "deus duas vezes nascido" ou o "ressuscitado".

A fim de evitar a ira de Hera sobre Dioniso, este é entregue aos cuidados das ninfas do monte Nisa. Na idade adulta, terá Dioniso, em Nisa, descoberto a videira e as suas aplicações enológicas, em particular o vinho, tornando-se no deus do vinho e da inspiração. As ninfas que o criaram tornaram-se, assim, devotas do seu culto, as chamadas Ménades ou Bacantes. No entanto, Hera descobriu-o e levou-o à loucura. Dioniso viajou então para leste, onde a oriental deusa da terra Cibele o curou. Depois voltou à Grécia, onde estabeleceu o seu culto em diversos lugares e onde provou ao mundo que o seu pai era Zeus.

Deste modo, o deus passou a ser considerado como o potencial causador de alterações da consciência que fazem supor a intervenção de uma divindade. Estas alterações conduziam à alienação momentânea da personalidade, substituída pela de Dioniso. O êxtase dionisíaco não era obra de um indivíduo isolado, mas um fenómeno de massas, que arrebatava as pessoas à sua volta de forma quase contagiante.

Estas manifestações colectivas de delírio, que não admitem a passividade de quem as contempla, prolongaram-se no tempo e no espaço, e não são de forma alguma alheias ao nosso tempo. O seio ATMeense é um perfeito e fidedigno exemplo disso...

Fiquem com Dioniso... Que Dioniso vos acompanhe...
Saudações dionisíacas e ATMeenses*


Ariadne