Padecer :do Latim patescere, incoativo de pati, sofrer.
É seguramente a palavra mais caricata, adaptada e talvez até pronunciada no seio do ATM. Merece por isso uma análise mais rigorosa e descritiva.
Verbo transitivo:
sentir dor, enfermidade;
ser atormentado ou afligido; consentir;
permitir; tolerar.
Ora então, analisando bem, é normal que quando um membro não sai de casa, desculpando-se de uma dor de cabeça p.ex., os presentes afirmarem: padeceu em casa. Naturalíssimo...
Outra situação há bem pouco tempo, quando após longa noitada na discoteca um membro repousava no seu veículo, rapidamente foi atormentado com uma lanterna nos olhos e denominado de padecido. Justíssimo...
Na mais remota das hipóteses de alguém permitir/consentir e até mesmo tolerar que os outros membros passem sede enquanto o próprio se regozija, será seriamente acusado de estar a padecer.
Verbo intransitivo:
sofrer física ou moralmente;penar.
Esta situação é bastante frequente, sobretudo ao domingo. Este sofrimento físico e moral é depois debatido na segunda-feira à noite onde se chega à conclusão de que no dia anterior todos padeceram em grande.
Popular:
não ter o juízo todo.
Pode-se afirmar seguramente que não existe um único ATMeense com o juízo todo, concluindo-se então que somos todos uns padecidos!!
Por último um conselho aos mais imprudentes: Fia-te na virgem e não padeças!!
Saudações ATMeenses