quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A Tradição do Vinho

Caros Irmãos

Como é óbvio, vivendo nós numa cidade que possui os melhores e mais afamados vinhos do país, chegou a altura de aprofundar um pouco a nossa excelente Vinicultura. ( a Viticultura virá depois...)



A cultura da vinha terá sido introduzida por fenícios e gregos e divulgada pelos romanos. Pelo concelho existem em abundância lagares e lagaretas talhados em pedras, cujo aspecto primitivo indica que poderão ter sido concebidos em períodos anteriores à ocupação romana.



Sendo a nossa maior riqueza, a qualidade dos vinhos tem-se mantido ao longo dos tempos, devido a um micro-clima favorável para a cultura da vinha e a características especiais das principais castas da região: Marufo, Rufete e Côdo, entre outras que poderão admirar na apresentação de slides.



São estas as castas responsáveis pela produção durante séculos de bons tintos claretados e frutados, e brancos leves e citrinos que permitiram classificar Pinhel como uma região demarcada. Isto tornou a Vinicultura na principal actividade económica do concelho, estando o seu sucesso dependente da produção no mais belo monumento da cidade: A Adega Cooperativa.

A Adega Cooperativa de Pinhel começou a laborar em 1947, sendo uma das primeiras a ser instituída oficialmente no País. Em 1951 passou a ter oficialmente alvará e desde aí tem vindo a crescer até à forma actual, onde engloba já cerca de 2100 sócios para uma área de vinha de cerca de 3000 hectares. Sendo uma das maiores do país, possui todo o material necessário ( Tegões, prensas, ânforas, cubas) imprescindível para produzir néctar em enorme escala. A sua produção cifra-se em cerca de 13.500.000 de litros/ano absorvidos, essencialmente, pelo mercado interno.( Haja sede!!!).

Sobre a produção dos vinhos, deixar-vos-ei com uma explicação científica:
"Os vinhos tintos são obtidos por vinificação com curtimenta completa ou meia curtimenta, apresentando um teor alcoólico entre os 12 e 13 % , tradicionalmente de cor rubi, elegantes no nariz e dóceis de sabor."

"Os vinhos brancos obtidos de bica aberta têm geralmente um teor alcoólico entre 11 e 12 %, citrinos de cor, frescos de aroma e de sabor."


A maioria da nossa Irmandade tem a sorte de usufruir de vinho caseiro, que chega para consumir durante o ano inteiro. Parece quase obrigação para as pessoas com origem nos meios rurais, entre os 40 e 90 anos, ter um lagar e respectiva adega em casa (que Paraíso).


Portanto, não hesitem em aparecer, pois há muito vinho para beber.


Abençoadas Pipas, Benditos Túneis, Obrigado Dioniso

Saudações ATMeenses

10 comentários:

Ariadne disse...

Que felicidade :)

Que mais haverá para dizer além de entoar esta maravilhosa quadra:

Quando o vinho de Pinhel,
se faz sangue em nossas veias,
dá cor e beleza à pele
e dá mais brilho às ideias.

Ao Mohammed em especial, é evidente o brilho que lhe tem dado às ideias...

Bebam como se não houvesse amanhã...

Saudações dionisíacas e ATMeenses*

Davidoff disse...

Que bela apresentação da nossa vinicultura!! Gostei mt da apresentação das castas e parti-me a rir com a "Borrado das moscas" (que belo aroma deve dar ao vinho).
Bem posto isto, só faltou descrever as etapas da elaboração do vinho caseiro (é para outro post certamente)!

Que mais haverá para dizer além de entoar esta maravilhosa expressão:

Aaaaaaai garrafão, garrafão aos molhos, por causa de ti, choram os meus olhos!

Ariadne disse...

Então, mas só somos nós os três os amantes do vinho de Pinhel? Não há por aí mais ninguém que lhe preste culto, deixando aqui um comentário?

Saudações dionisíacas e ATMeenses*

Augusto disse...

Eu provei uma vez e até gostei...

BlogVinho disse...

a ajav conta com o envio dessa pinga :p

Timmy disse...

Ai o vinho o vinho...
Por falar em vinho!
Algum irmão tem um garrafão a mais?

Nemesis disse...

Provavelmente o melhor e mais adequado post deste blog (na minha humilde opinião)!
Pareceu-me um detalhe fantástico a foto dos lagares e lagaretas talhados em pedra!
Aguardo ansiosamente a continuação sobre a Viticultura! Tenho ainda muito que aprender! ;)

Bjokas e parabéns pelo post

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Analisando a humilde opinião da Nemesis, não irei discutir o termo melhor, mas quanto ao mais adequado, é objectivo neste blog apresentar e anunciar todos os encontros e festividades que envolvem o quotidiano de tão prestimosa irmandade, para assim mantermos contacto com os elementos cuja distância não permite a assiduidade desejada, portanto julgo que todos os artigos são de enorme pertinência.
Este post representa uma das fortes razões da nossa existência, mas são a amizade, humildade, camaradagem e a fraternidade, os alicerces de tão orgulhosa e invejável união.
Obrigado.

Babam como se não houvesse amanhã...

Saudações ATMeenses

Nemesis disse...

Quando fiz menção a ser o mais adequado, foi precisamente por saber que é um dos elos unificadores da vossa irmandade, nunca desprezando a amizade e companheirismo que de certo existe entre todos os elementos, mesmo os mais distantes! Não querendo de modo algum desvalorizar os outros posts, cuja opinião fui sempre manifestando!
Obrigada por me elucidarem de mais uma tradição que desconhecia (a vaca do post mais recente)!

Saudações a todos

Zoran disse...

Já aprendi mais algumas coisas sim senhor... Bom trabalho de investigação.

Saudações ATMeenses