terça-feira, 12 de junho de 2007

Quando, Como e Porquê Decantar um Vinho

«Uma bonita garrafa de vidro ou cristal transparente com um vinho rubi brilhando no interior fica bem em qualquer mesa. Mas a verdade é que nem sempre é preciso decantar um vinho. E quando decantar se torna realmente necessário, há que fazê-lo da forma correcta, para que o vinho não se ressinta.»

O decantador, ou decanter na terminologia inglesa, é uma garrafa de vidro incolor – vidro vulgar ou do mais raro cristal – de boca relativamente larga e corpo bojudo.

Antes da garrafa e da rolha de cortiça se tornarem a forma mais comum de acondicionar o vinho, o que só aconteceu no século XX, o decantador era utilizado em todo o mundo. Os vinhos eram vendidos em barris e pipas e depois vertidos para jarros de vidro de modo a poderem ser servidos.
Com o tempo, o decanter tornou-se um acessório onde se coloca o vinho mais como forma de dar sofisticação ao serviço e à mesa da refeição, do que propriamente pela sua real utilidade. A maioria dos vinhos brancos e a generalidade dos tintos mais jovens e frutados não beneficiam com a decantação.

Então quais os benefícios de decantar um vinho?
Por um lado, pode impedir que o depósito (mais vulgarmente, a borra) que por vezes existe no fundo das garrafas seja vertido para os copos, turvando o vinho. Esse depósito, normalmente, só existe em garrafas de vinhos mais velhos, sendo pior nos vinhos que não foram filtrados antes de serem engarrafados.
Por outro lado, permite que o vinho entre mais rapidamente em contacto com o ar e assim possa libertar mais facilmente os seus bons aromas, ou eventualmente dissipar aromas estranhos que possa ter adquirido com o tempo que esteve engarrafado. Esta situação ocorre normalmente com vinhos tintos relativamente jovens, muito vigorosos e austeros, poderosos, que precisam de respirar no decanter para que possam libertar toda a energia que escondem. Também alguns brancos de perfil mais clássico ou com alguma idade beneficiam com a decantação.

Como decantar um vinho?
Se o vinho tiver depósito, deve colocar-se a garrafa na posição vertical com al
gumas horas de antecedência. Depois, retirar a rolha com cuidado sem agitar a garrafa, segurar nela firmemente e, num único movimento contínuo, verter lentamente o vinho para o decantador. Pode colocar-se uma fonte de luz junto ao gargalo da garrafa – vela ou lâmpada – para ver quando o depósito começa a sair da garrafa e parar de verter o vinho nesse preciso momento.
Já agora, nunca lavar o decanter com água quente antes de verter o vinho, como já vi o Camarada fazer, dado que é um enorme choque térmico para o nosso precioso néctar.

Fonte: O vinho à mesa. «Vinea: Revista dos vinhos do Alentejo». N.º12 (Junho 2007)


Bebam com prazer, mas também com qualidade, e desfrutem do verdadeiro e paradisíaco paladar do nosso tão estimado néctar.

Saudações dionisíacas e ATMeenses*

12 comentários:

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Nem mais. Acho estranho algumas pessoas comprarem decanters para pôr flores...

Saudações ATMeenses

Anónimo disse...

disseram-me que era capaz de encontrar aqui umas fotos minhas a consagrar-me mulher\esposa\amante do Sr.Presidente. Não encontrei, o que me leva a pensar que fui enganada.Como forma de me pedir desculpas aceito umas quantas bebidas pagas por vossas excelências, tal como, uma visita a Pinhel com direito a estadia.
De quem ama o Presidente,Sara

Ariadne disse...

Mohammed, confesso que umas florzinhas ficam bem em qualquer lugar... Sempre se podem ter dois, um para cada coisa. Não convém é misturar...
Saudações*

Anónima Sara, permite-me que me apresente antes de mais como Bacante ATMeense!!! Devo assim dizer-te que é necessário primeiro que tudo a tua apresentação ao núcleo das Bacantes. Não se pode chegar a primeira dama sem consentimento e aprovação das Bacantes e dos Homens do Presidente. Isto funciona como pirâmide. Para se chegar ao topo, tens que passar pela base...

Saudações dionisíacas e ATMeenses*

Nemesis disse...

O ultimo decanter aqui apresentado está muito giro e original, mas com flores perdia o efeito! :P
Parabéns pelo post, pois conheço muito boa gente que não sabe mesmo dar utilidade ao que tem em casa!
Só uma dúvida… é necessário igualar a concentração do assessor na foto? Não sei se consigo!

Para visitar Pinhel com direito a cafezito com alguns elementos da vossa irmandade tenho de seguir algum regulamento! :P Há que respeitar as hierarquias!! :D

Bjokas

Davidoff disse...

o decanter magnífico que nos permite soborear o néctar da uva, está bastante presente nos nossos jantares mais refinados!!
Tb tenho um em casa, mal seria!!

Qt à menina Sara, para além da necessária apresentação ao núcleo e aprovação dos ATMeenses, terá que apanhar inúmeras carraspanas com os próprios, como se não houvesse amanhã, tarefa extremamente necessária para se ingressar nesta irmandade!!

Augusto disse...

Até aprendemos umas coisa no blog do ATM. Ainda no Sábado provámos o tinto do Benjamim, mas sem decanter...

Quanto à aprovação dos ATMeenses, o Benjamim Davidoff, sabe bem do que fala, pois ainda tem bem presente na memória as provações que teve de passar. Mas vale a pena.

Saudações ATMeenses

Hugo disse...

Em minha defesa gostaria de dizer, que quando um vinho deve ser servido a temperaturas mais elevadas, deve-se akecer o decanter, e como? Precisamente passando-o por água quente, mas só do lado de fora, já que o decanter n se deve lavar por dentro(axo eu)

Tanto se fala de recruta do ATM,e eu comecei a pensar e xeguei a conclusão que n passei pela recruta, e se calhar até queria...

Saudações

Anónimo disse...

Algumas dúvidas:
"Devo assim dizer-te que é necessário primeiro que tudo a tua apresentação ao núcleo das Bacantes. Não se pode chegar a primeira dama sem consentimento e aprovação das Bacantes e dos Homens do Presidente. Isto funciona como pirâmide. Para se chegar ao topo, tens que passar pela base..."- isto significa que tenho praticar sexo com todos os ATMeenses para chegar a primeira-dama?
Davidoff: estou a espera do convite para ir a Pinhel apanhar carraspanas.

Ariadne disse...

Némesis,
estamos à tua espera. Aparece quando quiseres, mas tens que ficar para além do café...

Anónimo,
LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL,
se visitares o blogue com atenção, descobrirás facilmente as respostas a essa tua questão:
«Enlevada pelo espírito da amizade presta culto a Baco esta irmandade, conviver e vinho beber este é o nosso lema até morrer»;«terá que apanhar inúmeras carraspanas com os próprios, como se não houvesse amanhã, tarefa extremamente necessária para se ingressar nesta irmandade!!»

Saudações dionisíacas e ATMeenses*

Hugo disse...

Primeiro de tudo como é que alguém poderia ser do ATM, quando nem tenta filosofar sobre a bela decantação??
és mesmo tótó sara...Nós pensamos no alcool, como tu pensas no sexo.
Isto não é o colectivo do amor!! Aqui tens de prestar culto ao deus vinho, e à semi deusa levedura de cerveja.
A ver se me explico bem.É uma especie de militância, mas do alcool, e muito mais intensiva(porque tem de ser tosos os dias), e mais convicta(porque tens mesmo de perder os sentidos com o exagero do alcool).
Portanto n tens de fazer sex com ng, mas tens de te emborrachar com toda a gente, muitas vezes e muito!
Saudações e viva a decantação, não melhor viva o vinho!
Saudações

Anónimo disse...

Grande lema :)

PARABÉNS

Davidoff disse...

Sarita tás convidada!! Será seguramente mais uma bebedeira que todos gostaremos de apreciar!! Olha podes sempre aparecer no Festival Serra da Estrela (Valhelhas)! Alguns membros ATMeenses estarão lá!

PS: 14 e 15 de Julho