segunda-feira, 9 de julho de 2007

História do Vinho - Parte I

Caros ATMeenses,

Trago-vos aqui a provar a história de algo que para nós é tão nobre e que nos conduz nos nossos ébrios simpósios: a história do vinho.

Devido à longa existência e importância desta bebida, que consequentemente tornou o artigo demasiado extenso para publicar de uma só vez, preferi dividir o artigo em partes, de forma a tornar a leitura menos pesada e mais cativante. Sendo assim, todas as semanas sairá a descrição de um determinado período da história, cuja periodicidade terminará com as máximas evolutivas, que a enologia e a vitivinicultura nos deram a conhecer até aos dias de hoje.

Provem, saboreiem e desfrutem!!!


"O vinho, a mais gentil das bebidas, devido quer a Noé, que plantou a vinha, quer a Baco, que espremeu o sumo de uva, data da infância do mundo."

Brillart-Savarin

É difícil precisar uma data ou um local que indique de forma fidedigna a origem exacta deste néctar dos deuses, mas não há dúvidas que desde os tempos mais remotos, o vinho tem vindo a desempenhar um importante papel em quase todas as civilizações. São prova disso as expressões que lhe são atribuídas: "dádiva de deuses", "Sangue de Cristo", e "essência da própria vida".

Os enólogos dizem que a bebida surgiu por puro acaso. Talvez alguns dos nossos mais remotos antepassados se tenham esquecido de algumas uvas amassadas num recipiente, que tenham sofrido posteriormente os efeitos da fermentação. De qualquer forma, o cultivo das videiras para a produção do vinho só foi possível quando os nómadas se tornaram sedentários.

Os egípcios foram os primeiros a registar, em pinturas e documentos (datados de 1000 a 3000 a.C.), o processo da vinificação e o uso da bebida em celebrações consagradas aos deuses. Os faraós ofereciam vinho aos deuses, os sacerdotes usavam-no em rituais, os nobres, em festas de todos os tipos, mas as outras classes eram financeiramente impossibilitadas de o comprar. O consumo de vinho aumentou com o passar do tempo e foi um grande impulso para o comércio egípcio, tanto interno como externo.

[...]

Saudações dionisíacas e ATMeenses*

8 comentários:

Antero Almeida disse...

Muito e muito obrigado Ariadne!Além do precioso e divino líquido nos copos também nos fartamos de beber cultura!!!:)
Saudações ATMeenses

Hugo disse...

Gosto mesmo da "essência da própria vida". E na verdade quanto mais um gajo bebe mais alma tem...
aguardo pelo segundo capítulo desta ebriante aventura, pelos séculos sempre de tinto no copo
saudações

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

É engraçado poder pensar que o vinho foi descoberto por acidente...

Anónimo disse...

Sim, sim, a história do vinho é muito interessante, parabéns! São os maiores!Mas agora eu quero saber onde é que param as minhas fotos!Começo a ficar aborrecida, uma vez que esta situação não é de todo a mais indicada para um blog desta categoria. É uma situação deveras aborrecida. Que chatice.

Augusto disse...

Eu também comecei a beber vinho por acidente... e continuei.

P.S. Nunca por aqui vi fotos de quem não faça parte da nossa Irmandade.

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Sim realmente não entendo o que quer essa menina. Para a próxima Sara limita-te a apreciar os artigos nos quais inseres os comentários. Agradecia

Ariadne disse...

Sara,
Para afogares essas mágoas, não te caíam nada mal uns bons copos de vinho...

Saudações dionisíacas e ATMeenses*

Davidoff disse...

sim realmente tb degostei o néctar por acidente e nunca mais parei de o beber, inclusive agora comecei a produzir, sempre claro, com o apoio do comparsa mohammed; e bem bom q saiu!!

mas q história é esta das fotos??